Toda a doença oncológica deve ser diagnosticada, estadiada e tratada por uma equipa médica multidisciplinar, que integre clínicos diferenciados das diferentes especialidades médicas envolvidas. No caso concreto da patologia mamária é fundamental uma abordagem multidisciplinar, quer no estabelecimento de um correcto e atempado diagnóstico (bem como, de um estadiamento), quer na proposta da melhor solução terapêutica.
É um direito do doente a procura de uma 2ª opinião de um outro médico especialista relativamente a um determinado problema de saúde. Este tipo de consulta tem ganho uma crescente divulgação nos últimos anos, particularmente nas doenças oncológicas. Atenta, a CLÍNICA DA MAMA DA BOAVISTA instituiu uma consulta de 2ª opinião, quer para reavaliação de exames complementares de diagnóstico (uma 2º leitura dos exames de imagem, ou mesmo a revisão de lâminas de exames anatomo-patológicos), quer para discussão de alternativas de tratamento médico ou cirúrgico, nomeadamente a possibilidade de preservar a mama, através de técnicas de cirurgia oncoplástica ou por outras técnicas de reconstrução mamária.
Dando atenção a uma área emergente de preocupação social relativamente às familiares de doentes com cancro da mama, a CLÍNICA DA MAMA DA BOAVISTA também instituiu uma consulta dedicada à avaliação do risco familiar, sugerindo as necessárias adaptações à vigilância periódica das familiares com risco acrescido. Seja por exames de imagem, incluindo aqui especificamente a vigilância imagiológica por ressonância magnética, seja pela orientação para uma consulta especializada de Genética Médica.
Reforçando o já referido anteriormente, toda a doença oncológica deve ser diagnosticada, estadiada e tratada por uma equipa médica multidisciplinar, que integre clínicos diferenciados das diferentes especialidades médicas envolvidas. No cancro da mama é essencial uma abordagem multidisciplinar, quer no estabelecimento de um correcto e atempado diagnóstico (bem como, de um estadiamento), quer na proposta da melhor solução terapêutica, médica ou cirúrgica. Esta última, embora deva procurar ser individual e personalizada para cada doente, deve respeitar os consensos médicos internacionais. A CLÍNICA DA MAMA DA BOAVISTA dispõe de uma Consulta de Grupo multidisciplinar para orientação e decisão terapêutica no cancro da mama.