Sempre que indicado e necessário, a CLÍNICA DA MAMA DA BOAVISTA tem capacidade para, de imediato, executar biópsias por agulha (fina ou grossa) e, no caso de se tratar de um exame citológico realizar de imediato a sua leitura, de modo a disponibilizar o resultado no mesmo dia.

Uma biópsia consiste na colheita de pequenas amostras de tecido para estudo patológico, com o objectivo de se estabelecer um diagnóstico. As biópsias maioritariamente são realizadas com uma agulha apropriada (um gesto técnico quase indolor). Nas lesões mamárias palpáveis é fácil a identificação da lesão alvo a biopsar, mas no caso de lesões clinicamente impalpáveis é necessário orientar a referida agulha até ao seu alvo através de ecografia ou mamografia.

Uma biópsia com agulha fina recolhe células soltas e permite um exame citológico, cujo resultado informámos no mesmo dia.

Já uma biópsia por agulha grossa recolhe um fragmento de tecido mamário e possibilita um exame histológico, com um processamento técnico mais longo que só permite disponibilizar o resultado ao fim de 48-72 horas.

Por vezes e raramente, pode haver necessidade de uma biópsia cirúrgica, sob anestesia local ou geral, removendo parte ou a totalidade da lesão que se quer estudar.

Biópsia por Agulha finaBiópsia por Agulha grossa